Foto: Floriano Lima
Professores da Ueap se destacam na publicação de artigos em revistas científicas em 2020.
São 78 artigos científicos este ano, 29 artigos foram publicados nas mais bem avaliadas revistas científicas do mundo.

Professores da Ueap se destacam na publicação de artigos em revistas científicas em 2020.

Os docentes mestres e doutores da UEAP publicaram 78 artigos científicos este ano, e destes 29 artigos foram publicados nas mais bem avaliadas revistas científicas do mundo.

O resultado dos projetos de pesquisa dos docentes foi divulgado pela comunidade científica nacional e internacional, o que demonstra o reconhecimento da qualidade das pesquisas científicas realizadas na Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

De acordo com o último levantamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEAP, este ano, trinta (30) artigos científicos foram publicados nas mais bem avaliadas revistas especializadas do mundo, levantamento este realizado pelo edital de premiação por publicação de docente, um aumento expressivo em relação ao ano passado (2019) que foram premiadas seis (6) publicações.

A Universidade investe na produção de pesquisas científicas dos seus docentes e discentes através da elaboração e publicação de editais para estimular a comunidade acadêmica a aumentar o desenvolvimento/realização de projetos de pesquisa e a divulgação dos resultados das investigações dos pesquisadores do Estado do Amapá.

Esse resultado está demonstrando que a UEAP produziu ciência de qualidade nos últimos anos. Entre o fazer ciência e publicar um artigo em uma revista com extrato A1 a B2 pelos parâmetros da CAPES, ou seja, as 50% mais bem avaliadas revistas do mundo, tem-se um percurso árduo e que leva alguns anos. E a UEAP vem investindo esforços e recursos para que a ciência produzida nesta Instituição de Ensino Superior (IES) tenha impacto científico, social e econômico”, afirma o Prof. Dr. Gabriel Araújo da Silva, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEAP.

Através da política de fomento à pesquisa que estamos desenvolvendo, conseguimos aumentar o número de projetos registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Passamos de 05 projetos registrados em 2019 para 17 em 2020. Esses projetos dão oportunidade a jovens pesquisadores da UEAP, participantes dos editais de iniciação científica, estreitam parcerias com pesquisadores de outras instituições, fortalecendo a pesquisa científica no Estado do Amapá e culminando em resultados que trarão impactos positivos para a comunidade científica e sociedade em geral”, comenta a Prof.ª Dra. Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino, Chefe da Divisão de Pesquisa da UEAP.

Nos últimos anos, a Universidade vem estimulando os professores na produção científica e melhora da qualidade das publicações através de editais de auxílio à publicação e de premiação científica. Estes editais contribuem com auxílio financeiro para o custeio da publicação de artigos e livros, e premiam os autores de artigos publicados em revistas com Qualis A1 a B2.

Investimos no custeio das pesquisas científicas a nível de iniciação científica, assim como possuímos editais para custeio na divulgação científica e incentivamos a cooperação técnica nacional e internacional. O somatório dos esforços da Divisão de Pesquisa e Divisão de Pós-Graduação da PROPESP é evidente no aumento da produção científica”, enfatiza Gabriel Araújo.

O crescimento da produção científica por parte dos docentes tem importância para a sociedade como um todo, uma vez que é fruto de pesquisas, que trazem resultados a curto, médio ou longo prazo, com impacto no ensino de graduação, na extensão e na pós-graduação.

O aumento da produção acadêmica dos docentes da UEAP é uma das condições necessárias para criarmos a nossa pós-graduação stricto sensu, pois ela se caracteriza como indicador exigido pela CAPES para aprovar um curso de mestrado, e estamos trabalhando para atendermos todas as exigências necessárias para criação do nosso e, também, ampliarmos ainda mais os cursos de especializações”, destacou a Prof.ª Dra. Valéria Novais, Chefe da Divisão de Pós-Graduação.

Parabenizamos todos os docentes e colaboradores que contribuíram com a divulgação das pesquisas científicas realizadas na UEAP!

Acesse a lista de professores premiados em 2020: 2020_12_18_EDITAL_003_2020_RESULTADO FINAL PREMIAÇÃO 2020

Edital 003/2020: http://processoseletivo.ueap.edu.br/?p=detalhes&cod=272

 

Publicado em: Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br