Foto: Floriano Lima
Projeto Amapá Jovem Universitário vai beneficiar 700 acadêmicos da UEAP.
Período de inscrição: 20 a 30 de abril de 2021, no site da SEJUV: sejuv.portal.ap.gov.br.

Projeto Amapá Jovem Universitário vai beneficiar 700 acadêmicos da UEAP.

Na manhã de hoje (12) foi lançado o Projeto Amapá Jovem Universitário pelo Governo do Estado. O lançamento aconteceu no palácio do governador e foi transmitido pela LIVE nas plataformas do YouTube e Facebook.

Waldez Góes, governador do Amapá, Pedro Filé, secretário de Estado da Juventude, Prof.ª Dra. Kátia Paulino, reitora da Universidade e acadêmicos da UEAP estiveram presentes.

Durante o evento foi assinado o acordo de colaboração técnica entre Universidade do Estado do Amapá e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas.

A ideia surgiu a partir do senso dentro do programa Amapá Jovem para conhecer o perfil dos bolsistas para traçar estratégias de políticas públicas para a juventude. Através do senso, descobrimos que apenas 3,8% dos jovens do programa concluíram o ensino superior, 14% estão cursando uma universidade e 49% dos bolsistas estudam ou pararam no ensino médio. Com o programa Amapá Jovem Universitário, os acadêmicos ganharam bolsas de auxílio para terem condições de se manter e concluir seus cursos de graduação”, diz Pedro Filé, secretário Extraordinário da Juventude.  

Os acadêmicos poderão se inscrever no período de 20 a 30 de abril de 2021, no site da secretaria de Estado da Juventude: sejuv.portal.ap.gov.br. Nesse período, será disponibilizado um link específico para a realização das inscrições. Os acadêmicos devem preencher os requisitos básicos do Programa Amapá Jovem e critérios estabelecidos pela Universidade do Estado do Amapá.

O programa Amapá Jovem Universitário deve incluir também os calouros da UEAP, após ingressarem na Universidade através do processo seletivo (vestibular).

“80% dos acadêmicos da UEAP são egressos da rede pública de ensino. Hoje, a UEAP tem um programa próprio de assistência estudantil, o Edital Conectividade que auxilia 400 jovens em situação de vulnerabilidade social e agora, com mais 700 bolsas, vai ampliar de forma muito significativa o nosso público atendido com proteção social que visa a permanência dos nossos alunos na Universidade." Ressalta Dra. Kátia Paulino, reitora da UEAP.

O Programa Amapá Jovem Universitário visa auxiliar jovens universitários em situação de vulnerabilidade social, através de bolsas com valores diferenciados, podendo contribuir com as despesas do aluno na instituição que estuda. Essa primeira etapa, somente acadêmicos da UEAP poderão se inscrever.

“Quando criamos o programa Amapá Jovem, sabíamos que o programa não só seria um dos maiores programas do Amapá como teria protagonismo em nível nacional e internacional. Até o mês passado, nós estávamos com 7 mil jovens no programa, agora saltamos para 13 mil jovens e temos planejamento orçamentário financeiro para chegar esse ano há 20 mil jovens beneficiados." Diz Waldez Góes, governador do Amapá.

O governador afirma ainda que a reformulação do programa permitiu um dinamismo maior que os anos anteriores.

“Com essa reformulação, eu ampliei o número de bolsas para acadêmicos e monitores do programa como também os valores dessas bolsas. Com essa oferta de 700 bolsas aos acadêmicos, depois virá a seleção de monitores nos níveis 1,2,3 e 4”.

 

Fotos: Governo do Amapá.

Publicado em: Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br