Foto: Floriano Lima
I Ciclo de Tragédias Gregas é encenado na UEAP para jovens do Ensino Médio

Com o objetivo de introduzir o público ao pensamento filosófico clássico, o Colegiado de Filosofia promoveu nos últimos dias 4 e 5 de outubro o I Ciclo de Tragédias Gregas da UEAP.

Alunos de ensino médio das escolas estaduais Tiradentes e Colégio Amapaense estiveram pela manhã no auditório do campus Graziela e acompanharam as peças Édipo Rei e Antígona (ambas de Sófocles) e Sete contra Tebas (de Ésquilo), obras fundamentais da dramaturgia clássica.

O texto não-adaptado e o coro que caracterizava o teatro antigo foram adotados pelos estudantes do curso de Filosofia, que ficaram encarregados das encenações dramáticas nas peças. A organização do evento foi dos professores Ms. Luiz Maurício Menezes e Dra. Maria Elizabeth Godoy, do Colegiado de Filosofia.

“O I Ciclo de Tragédias propõe um retorno às origens culturais da formação do pensamento ocidental. Revisando os festivais gregos da Atenas do século V aC, retoma o ciclo tebano, em cujas origens míticas se entrelaçam as peripécias e mazelas da linhagem de Édipo. Encenadas para suscitar o temor e a compaixão da plateia, as peças trazem à arena do teatro antigo a discussão sobre os limites humanos, sobre as leis da cidade e a imanente presença divina, que nos alerta aos perigos da soberba, do orgulho e do poder que cega. De Sófocles, com Édipo Rei e Antígona, a Ésquilo, com o Sete contra Tebas, o que se vê é o desenlace trágico da linhagem tebana, afundada em mácula e paixão. A tragédia revela o horror e a beleza do humano, por isso é educadora e política, e tão importante na formação dos futuros líderes e cidadãos. Diálogo entre a poesia, a literatura, a filosofia e a história, o Ciclo de Tragédias traz à tona a reflexão urgente ao pensamento contemporâneo. Experiência e catarse da qual não podemos escapar”, resume a docente Maria Elizabeth Godoy.

 

Confira algumas fotos das tragédias encenadas:

 

 

Publicado em: Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br