Foto: Floriano Lima
Oficina de Filosofia utiliza música, desenho animado e o cotidiano para explicar Filosofia a alunos da Educação Básica

Concomitante ao I Ciclo de Tragédia Grega, o Colegiado de Filosofia realizou nos últimos dias 4 e 5 a I Oficia de Filosofia, que contou com a participação de estudantes de ensino médio das escolas Tiradentes, Colégio Amapaense e Raimunda Virgolino. Utilizando-se de métodos didáticos que pudessem aproximar os jovens de assuntos profundos como o conceito de beleza, preconceito e paradigma, os acadêmicos de Filosofia deram um ritmo dinâmico que agradou em cheio o público ouvinte, alternando músicas da cultura pop em contraponto a canções consagradas, exibindo desenhos animados e explicando a Filosofia em linguagem acessível.

Leia o depoimento que a professora Ms. Luanny Vidal, organizadora do evento, escreveu à assessoria da Universidade resumindo os objetivos e a importância da Oficina de Filosofia: 

 

universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Assim, ela prioriza três bases inter-relacionadas: o ensino, a pesquisa e a extensão. De acordo o Art. 2º que rege sobre a extensão Universitária - Ela é um processo educativo, cultural, científico, social e tecnológico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e os demais segmentos da sociedade. Neste sentido, o colegiado do curso de Filosofia, por meio dos professores Ms. Luanny Vidal e Esp. João Gabriel dos Santos, e dos acadêmicos das turmas LFL 15.3 e LFL 14.1 organizaram um Projeto de Extensão Universitária, denominado I Oficina de Filosofia.

A I Oficina de Filosofia, que aconteceu nos dias 4 e 5 deste mês de outubro no auditório do Campus II (Graziela), teve como principal objetivo trabalhar, através da pesquisa, as práticas pedagógicas da área da Filosofia, junto a comunidade ao seu redor, considerando-se que essa ação pedagógica poderia contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá e dos jovens estudantes do Ensino Médio. Dessa maneira, com o intuito de facilitar o diálogo entre a Universidade e o Ensino Médio, alunos foram convidados a participar da I Oficina de Filosofia, advindos de três escolas da rede pública de Macapá, sendo elas: Escola Estadual Tiradentes, Escola Estadual Raimunda Virgolino e Colégio Amapaense. Os participantes das escolas supracitadas tiveram a oportunidade de acompanhar várias aulas, as quais contemplavam os conteúdos do segundo e do terceiro anos da grade curricular da disciplina de Filosofia, assim como a experiência de conhecer um pouco sobre o curso de Filosofia da UEAP.

Aqui, ficam registrados os nossos sinceros agradecimentos a todos os acadêmicos envolvidos nesse projeto, às escolas, no papel das professoras de Filosofia Adriani Nascimento, Leila Souza e Luciane, e aos seus respectivos alunos, os quais muito contribuíram para fazer desse evento um sucesso no que tange ao Ensino de Filosofia.

Muito obrigada a todos os envolvidos!

 

 

Publicado em: Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br